Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Pesquisadores brasileiros lançam curso para explicar a China

De um modo geral, a China é analisada sob as lentes ocidentais, o que acaba impedindo que o público em geral, mais especificamente o brasileiro, compreenda a dimensão da potência asiática, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.

Para suprir essa lacuna, os pesquisadores Diego Pautasso, pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, e Isis Paris Maia, historiadora, mestre e doutoranda em Políticas Públicas, acabam de lança o curso “Rota da China: Perspectivas Contemporâneas”.

O objetivo é proporcionar um entendimento profundo e acessível sobre a China moderna para criar uma plataforma que ultrapassa as leituras desinformadas e etnocêntricas sobre o país asiático.

Isis comenta à coluna China Em Foco que o principal diferencial do curso é explorar conteúdos atualizados.

O curso oferece uma visão abrangente do desenvolvimento chinês ao explorar um tema de importância estratégica tanto para o Brasil quanto para o contexto global. Combina acessibilidade e rigor acadêmico com duração de dois meses e aulas quinzenais, ministradas ao vivo e de forma online.

Os participantes também terão acesso a um fórum de debates, materiais de apoio e suporte contínuo. As aulas, que serão gravadas, permitirão aos alunos revisitar o conteúdo a qualquer momento, garantindo uma experiência de aprendizado flexível e aprofundada.

Módulos do curso

O curso será estruturado em quatro eixos principais:

  1. Estratégias do Desenvolvimento Chinês pós-Reforma
  2. Transformações Socioeconômicas e Mobilidade Social
  3. O Estado, Instituições e Governança
  4. Governança Digital e Políticas Públicas

Destinado a todas as pessoas interessadas em aprender mais sobre a China contemporânea, o curso não exige formação prévia.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto e podem ser feitas pelo no site Fios de China. As vagas são limitadas.

Sobre os professores

Diego Pautasso – Tem pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, doutorado e mestrado em Ciência Política, e graduação em Geografia pela UFRGS. Foi professor colaborador no Centro de Estudos da América Latina e Caribe na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China). Atualmente, ministra disciplinas na UFRGS e PUC Minas e é um dos criadores do Fios de China. É autor dos livros “China e Rússia no Pós-Guerra Fria” e “A China e a Nova Rota da Seda”, Diego também organizou as obras “Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas” e “Domenico Losurdo: crítico do nosso tempo”.

Isis Paris Maia – Doutoranda e mestre em Políticas Públicas pela UFRGS. Coordenadora Acadêmica do GeChina-UNB e uma das criadoras do Fios de China. Integra o Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), Isis também atua como assistente de pesquisa no NECCULT-UFRGS, avaliando programas culturais como MICA e MICBR. Sua pesquisa acadêmica inclui a análise dos arranjos governamentais chineses no combate à extrema pobreza e a investigação sobre o impacto do Big Data na governança chinesa. Isis traz uma combinação única de análise de políticas públicas, pesquisa de campo e coordenação de projetos.

Serviço

Curso: “Rota da China: Perspectivas Contemporâneas”
Quando: Inscrições de 20 a 26 agosto de 2024
Duração: 2 meses (2 encontros por Mês)
Local: Online via Google Meet
Valor: R$ 350
Mais informações: www.fiosdechina.com.br

O post Pesquisadores brasileiros lançam curso para explicar a China apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Hubei lança plano global “Conheça Hubei” e busca mil parceiros em 100 cidades

No dia 6 de setembro, com o tema “Conheça Hubei, Beleza do Yangtzé”, foi realizado em Yichang o Congresso Global de Operadores de Turismo...

China reforça compromisso com o Brasil para consolidar papel dos BRICS

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que Pequim está disposta a trabalhar lado a lado com o Brasil para fortalecer...

China dobra investimentos no Brasil e país vira 3º destino global

O fluxo de investimentos chineses no Brasil disparou em 2024. Segundo levantamento recente, empresas da China aportaram R$ 21 bilhões no país, alta de...

China e Chile ampliam cooperação econômica com encontro em Santiago

A capital chilena, Santiago, foi palco no dia 28 de agosto de um encontro voltado para promover a cooperação econômica e comercial entre Zhengzhou,...