Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Trem bilionário e túnel submerso: São Paulo se aproxima da China para acelerar projetos de infraestrutura

O Governo de São Paulo está mergulhado em uma missão estratégica na Ásia. Desde o dia 16 de junho, uma comitiva liderada pelo secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, está na China em busca de parcerias, tecnologia e recursos para acelerar projetos de infraestrutura ambiciosos, como o Trem Intercidades Eixo Oeste e o aguardado Túnel Imerso que ligará Santos a Guarujá.

A visita marca mais um passo concreto na aproximação entre São Paulo e empresas chinesas com expertise global no setor ferroviário. Já no primeiro dia da missão, a delegação se reuniu com duas gigantes do setor: a China Railway Signal & Communication Corporation (CRSC) e a CRRC Corporation Limited — ambas fundamentais para os avanços tecnológicos dos trilhos chineses. O grupo paulista também foi recebido por instituições financeiras de peso, como o Bank of China e a China Communications Construction Company (CCCC), que organizou um jantar institucional para a comitiva.

No segundo dia da agenda, o foco se voltou ainda mais à infraestrutura e financiamento, com reuniões com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o China Development Bank (CDB), o China–Latin America Infrastructure Forum (CLAC) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB). As conversas avançaram sobre possibilidades concretas de cooperação e financiamento para dois grandes projetos de mobilidade urbana e logística no estado.

Entre eles, o Trem Intercidades Eixo Oeste, que terá R$ 11,6 bilhões em investimentos e promete ligar São Paulo a Sorocaba com alta eficiência. A obra inclui a modernização de estações, como as de Sorocaba e São Roque, além da criação da nova estação Brigadeiro Tobias, orçada em R$ 37 milhões. Também ganhou destaque o Túnel Imerso Santos–Guarujá, que terá 1,5 km de extensão sob o canal do estuário e deve ser leiloado no terceiro trimestre de 2025. A estrutura é vista como uma alternativa robusta à tradicional travessia por balsas.

A jornada asiática ainda inclui paradas na Coreia do Sul e no Japão, ampliando a busca por investidores e soluções tecnológicas de ponta para o estado. O movimento está em sintonia com a crescente estratégia do Brasil em fortalecer suas conexões com países do Pacífico.

Um exemplo disso é a rota anunciada em abril deste ano, que vai integrar portos do sul do Brasil a terminais chilenos como Antofagasta, Iquique e Mejillones, encurtando em até dez dias o tempo de transporte de cargas até o mercado asiático. A iniciativa, que inclui logística terrestre e marítima, promete beneficiar especialmente os exportadores do agronegócio e da indústria do interior brasileiro.

A viagem da comitiva paulista reforça o papel da China como parceira estratégica para o desenvolvimento brasileiro. Ao unir ambição, tecnologia e recursos, os projetos discutidos prometem transformar a infraestrutura de São Paulo e estreitar ainda mais os laços Brasil-China num momento-chave de transição para modelos mais eficientes, integrados e sustentáveis de mobilidade e comércio internacional.

O post Trem bilionário e túnel submerso: São Paulo se aproxima da China para acelerar projetos de infraestrutura apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Alckmin e Han Zheng debatem comércio bilateral e salvaguardas sobre carne bovina

O vice-presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, e o vice-presidente da República Popular da China, Han Zheng, conversaram por telefone em 28 de...

Brasil e China ampliam cooperação em inovação agrícola para fortalecer a agricultura familiar

Brasília foi palco, em 27 de janeiro de 2026, do Seminário Brasil–China: Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Mecanização Agrícola, evento organizado pelo Ministério da Ciência,...

B3 e Bolsa de Hong Kong firmam acordo para ampliar cooperação técnica e comercial

A B3 — Brasil, Bolsa, Balcão, principal bolsa de valores do país, assinou em 27 de janeiro de 2026 um memorando de entendimento (MOU)...

XV de Jaú aposta em laços com a China para ampliar projetos esportivos e atrair investimentos

O XV de Jaú deu um passo estratégico fora das quatro linhas ao realizar, no fim de 2025, uma missão cultural e esportiva na...