Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Ministério da Agricultura confirma suspensão de embarques de soja de empresas brasileiras à China

O Ministério da Agricultura confirmou a suspensão temporária de embarques de soja de cinco empresas brasileiras para a China, depois de o governo brasileiro ter sido notificado sobre a detecção de “não conformidades” em alguns carregamentos.

Uma reportagem publicada mais cedo pela Reuters nesta quarta-feira afirmou que a China parou de receber embarques de soja brasileira de cinco empresas depois que as cargas não atenderam a requisitos fitossanitários.

Segundo fontes, o Brasil suspendeu desde 8 de janeiro embarques para a China das empresas Terra Roxa Comércio de Cereais, Olam Brasil e C.Vale Cooperativa Agroindustrial. Em 14 de janeiro, a alfândega chinesa suspendeu os embarques da Cargill Agricola SA e da ADM do Brasil.

Segundo o comunicado do Ministério da Agricultura, foi detectada a presença de soja com revestimento de pesticidas e de pragas quarentenárias nos carregamentos avaliados pelas autoridades chinesas em monitoramentos de rotina realizados em produtos importados.

A pasta disse que espera receber, “na maior brevidade possível”, os planos de ação das empresas envolvidas para demonstrar os procedimentos adotados e evitar novas ocorrências das não conformidades detectadas pelos chineses.

“Da mesma forma, o Ministério da Agricultura intensificará as ações de fiscalização nos embarques de soja do Brasil para a China.”

O post Ministério da Agricultura confirma suspensão de embarques de soja de empresas brasileiras à China apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Geely retorna ao Brasil com SUV elétrico e mira liderança ao lado da Renault

A China está intensificando sua presença no setor automotivo brasileiro — e a Geely é o novo (ou melhor, conhecido) nome que volta ao...

China mira o Brasil como ponte estratégica para data centers e inteligência artificial

O Brasil está prestes a se tornar um dos principais destinos para os investimentos digitais da China na América Latina. Gigantes como a ByteDance,...

BYD lança sistema de recarga automática no Brasil em parceria com a Tupi Mobilidade

A montadora chinesa BYD anunciou a chegada ao Brasil da AutoCarga, uma nova tecnologia de recarga automática para seus veículos elétricos, desenvolvida em parceria...

Com tecnologia chinesa, Zona Franca de Manaus vive auge e impulsiona economia verde brasileira

No coração da floresta amazônica, a capital Manaus está se firmando como um dos maiores exemplos de integração entre tecnologia industrial e preservação ambiental....