Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Lucro da BYD dobra no primeiro trimestre e pressiona rivais com veículos elétricos mais acessíveis

O lucro da chinesa BYD no primeiro trimestre aumentou 100,4% em relação ao ano anterior, o ritmo mais rápido em quase dois anos, à medida que a gigante chinesa de veículos elétricos amplia sua liderança no competitivo mercado doméstico, após lançar uma guerra de preços com veículos elétricos inteligentes.

O lucro líquido totalizou 9,2 bilhões de yuans (US$ 1,26 bilhão), conforme registrado em documento divulgado na sexta-feira, dentro da faixa estimada anteriormente pela empresa, de 8,5 bilhões a 10 bilhões de yuans.

A receita alcançou 170,4 bilhões de yuans no trimestre, um aumento de 36,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, embora inferior ao crescimento de 52,7% registrado no trimestre anterior.

A maior fabricante de veículos elétricos da China agitou o mercado nos últimos meses ao oferecer seu sistema de assistência ao motorista chamado “God’s Eye” como recurso padrão, sem custo adicional, em toda a sua linha de veículos. Além disso, revelou uma nova plataforma de tecnologia para veículos elétricos com capacidade de supercarregamento.

O aumento da competitividade da BYD pressionou rivais como a Leapmotor, a Geely e a Toyota  a seguirem o exemplo, oferecendo veículos elétricos acessíveis com recursos inteligentes.

Ao abrir uma nova frente na guerra de preços em curso no maior mercado automotivo do mundo, a BYD busca ampliar sua liderança no mercado interno, onde respondeu por 13,6% das vendas entre janeiro e março, ante 12,1% no mesmo período do ano passado.

Em contraste, as duas joint ventures da Volkswagen na China viram sua participação de mercado combinada cair para 12,1% no primeiro trimestre, ante 13,7% no ano anterior.

No entanto, no Salão do Automóvel de Xangai desta semana, a BYD e outras montadoras evitaram se vangloriar dos recursos avançados de assistência ao motorista, optando por enfatizar a segurança.

Fora do mercado interno, que representa cerca de 90% de suas vendas totais, a BYD tem como meta exportar 800.000 veículos em 2025.

A empresa também está reformulando suas operações europeias, após enfrentar tropeços estratégicos, conforme informou a Reuters.

O post Lucro da BYD dobra no primeiro trimestre e pressiona rivais com veículos elétricos mais acessíveis apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Geely aposta no etanol brasileiro e planeja produzir híbridos no Paraná em parceria com a Renault

A montadora chinesa Geely, uma das gigantes do setor automotivo global, acaba de confirmar seu interesse direto na produção de veículos híbridos movidos a...

Trem bilionário e túnel submerso: São Paulo se aproxima da China para acelerar projetos de infraestrutura

O Governo de São Paulo está mergulhado em uma missão estratégica na Ásia. Desde o dia 16 de junho, uma comitiva liderada pelo secretário...

Geely retorna ao Brasil com SUV elétrico e mira liderança ao lado da Renault

A China está intensificando sua presença no setor automotivo brasileiro — e a Geely é o novo (ou melhor, conhecido) nome que volta ao...

China mira o Brasil como ponte estratégica para data centers e inteligência artificial

O Brasil está prestes a se tornar um dos principais destinos para os investimentos digitais da China na América Latina. Gigantes como a ByteDance,...