Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Lucro da BYD dobra no primeiro trimestre e pressiona rivais com veículos elétricos mais acessíveis

O lucro da chinesa BYD no primeiro trimestre aumentou 100,4% em relação ao ano anterior, o ritmo mais rápido em quase dois anos, à medida que a gigante chinesa de veículos elétricos amplia sua liderança no competitivo mercado doméstico, após lançar uma guerra de preços com veículos elétricos inteligentes.

O lucro líquido totalizou 9,2 bilhões de yuans (US$ 1,26 bilhão), conforme registrado em documento divulgado na sexta-feira, dentro da faixa estimada anteriormente pela empresa, de 8,5 bilhões a 10 bilhões de yuans.

A receita alcançou 170,4 bilhões de yuans no trimestre, um aumento de 36,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, embora inferior ao crescimento de 52,7% registrado no trimestre anterior.

A maior fabricante de veículos elétricos da China agitou o mercado nos últimos meses ao oferecer seu sistema de assistência ao motorista chamado “God’s Eye” como recurso padrão, sem custo adicional, em toda a sua linha de veículos. Além disso, revelou uma nova plataforma de tecnologia para veículos elétricos com capacidade de supercarregamento.

O aumento da competitividade da BYD pressionou rivais como a Leapmotor, a Geely e a Toyota  a seguirem o exemplo, oferecendo veículos elétricos acessíveis com recursos inteligentes.

Ao abrir uma nova frente na guerra de preços em curso no maior mercado automotivo do mundo, a BYD busca ampliar sua liderança no mercado interno, onde respondeu por 13,6% das vendas entre janeiro e março, ante 12,1% no mesmo período do ano passado.

Em contraste, as duas joint ventures da Volkswagen na China viram sua participação de mercado combinada cair para 12,1% no primeiro trimestre, ante 13,7% no ano anterior.

No entanto, no Salão do Automóvel de Xangai desta semana, a BYD e outras montadoras evitaram se vangloriar dos recursos avançados de assistência ao motorista, optando por enfatizar a segurança.

Fora do mercado interno, que representa cerca de 90% de suas vendas totais, a BYD tem como meta exportar 800.000 veículos em 2025.

A empresa também está reformulando suas operações europeias, após enfrentar tropeços estratégicos, conforme informou a Reuters.

O post Lucro da BYD dobra no primeiro trimestre e pressiona rivais com veículos elétricos mais acessíveis apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Brasil Inicia Diálogo com China para Parceria em Semicondutores

O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento de sua indústria de semicondutores, iniciando conversas com a China sobre uma possível parceria para...

Brasil e China Criam Laboratório de Inteligência Artificial para Impulsionar a Agricultura Familiar

O Brasil e a China firmaram recentemente uma parceria estratégica para a criação de um laboratório de inteligência artificial (IA) dedicado à agricultura familiar....

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...