Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Inaugurada no Rio de Janeiro filial da COSCO Shipping Lines

A Filial do Rio de Janeiro da COSCO Shipping Lines (Brasil) foi oficialmente inaugurada no dia 28 do março, com o objetivo de transformar o Porto do Rio de Janeiro em um novo eixo estratégico da empresa para um sistema integrado de serviços na costa leste da América do Sul.

A COSCO Shipping destacou que, como um passo crucial para consolidar a sua operação na América Latina, essa iniciativa planeja desenvolver, a partir do Rio do Janeiro, um sistema integrado de “transporte marítimo + portos + logística”, que tem como objetivo otimizar a experiência dos clientes e impulsionar o desenvolvimento econômico e comercial da região. A empresa enfatizou ainda seu compromisso em promover a integração do mercado latino-americano na economia global.

Em seu discurso, Wang Kunhui, presidente da COSCO Shipping (América do Sul), afirmou que o Rio de Janeiro se tornará a escolha ideal para a empresa conectar a América do Sul ao Extremo Oriente e à Europa em termos comerciais e de investimentos. Ele informou ainda que a COSCO vai utilizar tecnologias como big data, blockchain, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) para aprimorar serviços em áreas como inspeção de mercadorias, rastreamento de produtos e digitalização.

As relações sino-brasileiras estão sendo cada vez mais estreitas, com empresas chinesas ampliando cada vez mais investimentos em energia, eletrodomésticos e automóveis no Brasil, observou Jing Yanhui, conselheiro do Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro, acrescentando que o Rio de Janeiro, como um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, oferece um ambiente de negócios em ascensão.

A medida vai impulsionar o desenvolvimento de sinergia entre o Porto do Rio e a COSCO Shipping, indicou Roberto Lopes, CEO do Porto do Rio, que expressou a sua esperança de transformação estrutural do porto no ecossistema sob a fundação da filial.

Ele indicou ainda que essa estratégia pode criar espaços de crescimento para o comércio em toda a América do Sul, devido à integração de recursos da cadeia de suprimentos e serviços mais especializados e localizados da COSCO.

Localizado no centro econômico do sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro conecta estados ricos em recursos, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a outros mercados sul-americanos. Nos últimos anos, a COSCO vem intensificando rotas marítimas para o Porto do Rio e promovendo construção de corredores interiores, incluindo ferrovias, caminhões e armazéns fiscais, que, junto com os portos, facilitam o fluxo comercial entre China e Brasil.

O post Inaugurada no Rio de Janeiro filial da COSCO Shipping Lines apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

O Brasil precisa de uma revolução ferroviária e a China pode ajudar

Em 2000, a China ainda vivia o seu ano do dragão, e a corrente de comércio entre Brasil e China somava US$ 2,3 bilhões....

Na Malásia, Xi Jinping prega união da Ásia e do Brics contra a guerra comercial dos EUA

China e Malásia enfatizaram a importância de manter a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China em uma declaração conjunta emitida...

Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias

O Brasil está em tratativas com China e Índia para estabelecer novos protocolos de mercado que possibilitem a ampliação do comércio agropecuário. As conversas,...

China e EUA enfrentam impasse sobre quem deve iniciar negociações comerciais

O Ministério do Comércio da China pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que parem de exercer “pressão extrema” sobre a segunda maior economia do...