Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil

O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil, de acordo com um comunicado online divulgado nesta quinta-feira pelo governo da cidade.

Carregado com 15.159 toneladas de produtos de celulose, o navio “Santos” partiu do Porto de Itaguaí, no Brasil, em 11 de fevereiro, e concluiu a viagem inaugural dessa rota transoceânica por 45 dias.

Antes da chegada do “Santos”, a autoridade de inspeção fronteiriça de Quanzhou, em estreita cooperação com o operador da zona portuária e a agência do navio, forneceu serviços personalizados e completou com antecedência os procedimentos de pré-inspeção de entrada do navio.

Graças à atualização e inovação dos serviços portuários para garantir “espera zero” de navios, os trabalhos de descarregamento foram realizados imediatamente após “Santos” atracar.

Em 2024, a movimentação de contêineres de comércio exterior da zona portuária de Shihu, no Porto de Quanzhou, aumentou mais de 13% em termos anuais, batendo um recorde, disse o comunicado.

A viagem inaugural bem-sucedida não apenas preencheu o vazio das rotas de transporte de matéria-prima de celulose entre o Porto de Quanzhou e a América do Sul, mas também injetou nova energia no desenvolvimento econômico orientado pela exportação de Quanzhou, acrescentou.

Nos primeiros dois meses deste ano, a movimentação de contêineres de comércio exterior do Porto de Quanzhou cresceu 21,78% em relação ao ano anterior, totalizando 22,3 mil unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), informou a Alfândega de Quanzhou.

Além dessa nova rota, o Porto de Quanzhou tem 14 rotas de contêineres de comércio exterior para 17 cidades e regiões, cobrindo efetivamente o Sudeste Asiático e abrindo os canais para a Europa, o Oriente Médio e a África. 

O post Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Geely aposta no etanol brasileiro e planeja produzir híbridos no Paraná em parceria com a Renault

A montadora chinesa Geely, uma das gigantes do setor automotivo global, acaba de confirmar seu interesse direto na produção de veículos híbridos movidos a...

Trem bilionário e túnel submerso: São Paulo se aproxima da China para acelerar projetos de infraestrutura

O Governo de São Paulo está mergulhado em uma missão estratégica na Ásia. Desde o dia 16 de junho, uma comitiva liderada pelo secretário...

Geely retorna ao Brasil com SUV elétrico e mira liderança ao lado da Renault

A China está intensificando sua presença no setor automotivo brasileiro — e a Geely é o novo (ou melhor, conhecido) nome que volta ao...

China mira o Brasil como ponte estratégica para data centers e inteligência artificial

O Brasil está prestes a se tornar um dos principais destinos para os investimentos digitais da China na América Latina. Gigantes como a ByteDance,...