Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil

O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil, de acordo com um comunicado online divulgado nesta quinta-feira pelo governo da cidade.

Carregado com 15.159 toneladas de produtos de celulose, o navio “Santos” partiu do Porto de Itaguaí, no Brasil, em 11 de fevereiro, e concluiu a viagem inaugural dessa rota transoceânica por 45 dias.

Antes da chegada do “Santos”, a autoridade de inspeção fronteiriça de Quanzhou, em estreita cooperação com o operador da zona portuária e a agência do navio, forneceu serviços personalizados e completou com antecedência os procedimentos de pré-inspeção de entrada do navio.

Graças à atualização e inovação dos serviços portuários para garantir “espera zero” de navios, os trabalhos de descarregamento foram realizados imediatamente após “Santos” atracar.

Em 2024, a movimentação de contêineres de comércio exterior da zona portuária de Shihu, no Porto de Quanzhou, aumentou mais de 13% em termos anuais, batendo um recorde, disse o comunicado.

A viagem inaugural bem-sucedida não apenas preencheu o vazio das rotas de transporte de matéria-prima de celulose entre o Porto de Quanzhou e a América do Sul, mas também injetou nova energia no desenvolvimento econômico orientado pela exportação de Quanzhou, acrescentou.

Nos primeiros dois meses deste ano, a movimentação de contêineres de comércio exterior do Porto de Quanzhou cresceu 21,78% em relação ao ano anterior, totalizando 22,3 mil unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), informou a Alfândega de Quanzhou.

Além dessa nova rota, o Porto de Quanzhou tem 14 rotas de contêineres de comércio exterior para 17 cidades e regiões, cobrindo efetivamente o Sudeste Asiático e abrindo os canais para a Europa, o Oriente Médio e a África. 

O post Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Turbulências entre EUA e China beneficiam exportadores brasileiros (e pressionam preços)

O New York Times publicou, semana passada, uma reportagem típica dessa cultura paranoica da elite política de Washington. A matéria dizia que o Pentágono havia...

Estudantes brasileiros enxergam grande potencial na cooperação agrícola entre China e Brasil

Após anos de experiência profissional, a brasileira Mariane Natera voltou à vida estudantil, agora na Cidade de Ciência e Tecnologia da Baía de Yazhou,...

Exportação de soja do Brasil para China deve ser recorde no 1º trimestre

Os brasileiros estão próximos de exportar volumes recordes de soja no primeiro trimestre, impulsionados pela demanda firme do maior importador do mundo, a China,...

BYD planeja ter 2 centros de pesquisa no Brasil

A BYD planeja ter dois centros de pesquisa no Brasil, um na Bahia e outro no Rio de Janeiro, afirmou a montadora chinesa de...