O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, teve uma reunião com o assesor para assuntos internacionais da presidência brasileira Celso Amorim. A informação foi divulgada pela mídia CGTN, parceira da rede TV BRICS.
O encontro foi realizado em São Petersburgo à margem da reunião de altos representantes dos países do BRICS e BRICS+, responsáveis por questões de segurança.
Os líderes discutiram, entre outros assuntos, o desenvolvimento das relações entre Brasília e Pequim, especialmente no formato de parceria estratégica.
O chanceler chinês lembrou que a China e o Brasil, como países líderes em desenvolvimento, desempenham um papel extremamente importante na manutenção da estabilidade e do desenvolvimento global.
“A China está disposta a desenvolver ainda mais a parceria estratégica com o Brasil, fortalecer a confiança mútua e expandir a cooperação mutuamente benéfica” – Disse Wang Yi.
Por sua vez, Amorim reafirmou o compromisso do Brasil em desenvolver laços estreitos e uma cooperação efetiva com a China.
“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a China para desenvolver ainda mais as relações bilaterais e levá-las a um novo e mais avançado nível” – declarou Celso Amorim.
A reunião de altos representantes dos Estados do BRICS e do BRICS+ responsáveis por questões de segurança está ocorrendo no âmbito da presidência da Rússia na associação. Delegações de cerca de 20 países estão participando do evento.
O post China e Brasil debatem levar relações bilaterais a novo patamar apareceu primeiro em Agência Brasil China.