Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

China denuncia “ataques irresponsáveis” dos EUA após decisão do Panamá sobre a Nova Rota da Seda

O governo chinês criticou as recentes declarações dos Estados Unidos sobre o Canal do Panamá e comentou a decisão do país latino-americano de não renovar seu acordo de cooperação com a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês).

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou nesta quarta-feira (5) que Washington tem distorcido e atacado de forma irresponsável a cooperação entre China e Panamá, e que Pequim fez uma “severa representação diplomática” contra os EUA, segundo reportagem do Global Times.

A declaração ocorre após o presidente panamenho José Raúl Mulino anunciar na segunda-feira (3) que não renovará o memorando de entendimento assinado em 2017 com a China no âmbito da BRI. A decisão foi tomada após uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em meio a pressões de Washington para limitar a influência chinesa na região. Além disso, Mulino autorizou a passagem de navios de guerra dos EUA pelo canal, aprofundando a crise diplomática.

A tensão escalou ainda mais quando o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que pretende impedir que a China exerça influência sobre o Canal do Panamá. Em declarações transmitidas por emissoras americanas, Trump disse que os EUA não permitirão que Pequim “se aposse do Canal” e que buscará restaurar o controle da passagem estratégica. Apesar disso, ele descartou uma intervenção militar no local.

Em resposta, Lin Jian defendeu a relação da China com o Panamá, destacando que a cooperação sob a BRI trouxe benefícios concretos para ambas as nações e que os projetos conjuntos seguem em andamento.

“Esperamos que as partes envolvidas mantenham a confiança, resistam a interferências externas e tomem decisões corretas com base nos interesses de longo prazo de seus povos”, declarou o porta-voz chinês.

O post China denuncia “ataques irresponsáveis” dos EUA após decisão do Panamá sobre a Nova Rota da Seda apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Geely retorna ao Brasil com SUV elétrico e mira liderança ao lado da Renault

A China está intensificando sua presença no setor automotivo brasileiro — e a Geely é o novo (ou melhor, conhecido) nome que volta ao...

China mira o Brasil como ponte estratégica para data centers e inteligência artificial

O Brasil está prestes a se tornar um dos principais destinos para os investimentos digitais da China na América Latina. Gigantes como a ByteDance,...

BYD lança sistema de recarga automática no Brasil em parceria com a Tupi Mobilidade

A montadora chinesa BYD anunciou a chegada ao Brasil da AutoCarga, uma nova tecnologia de recarga automática para seus veículos elétricos, desenvolvida em parceria...

Com tecnologia chinesa, Zona Franca de Manaus vive auge e impulsiona economia verde brasileira

No coração da floresta amazônica, a capital Manaus está se firmando como um dos maiores exemplos de integração entre tecnologia industrial e preservação ambiental....