Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasil e China intensificam diálogo sobre investimentos no setor ferroviário

O Ministério dos Transportes recebeu nesta semana representantes da China Communications Construction Company Limited (CCCC) para discutir novas oportunidades de cooperação no setor ferroviário brasileiro. A reunião marca mais um passo no avanço das relações entre Brasil e China em áreas estratégicas de infraestrutura e logística.

Para o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o interesse chinês chega em um momento decisivo. “A experiência da China no setor ferroviário é impressionante e extremamente relevante para o Brasil. Nosso desafio é construir novas ferrovias em uma geografia complexa, com muitas pontes e túneis. Empresas especializadas, como a CCCC, podem ser cruciais nesse processo”, afirmou.

Além da expertise técnica, as conversas também abriram espaço para modelos de negócios inovadores. Entre eles, o conceito de Transit Oriented Development (TOD), que integra projetos de transporte de passageiros a empreendimentos imobiliários. A ideia já é aplicada com sucesso em várias cidades chinesas e começa a despertar interesse no Brasil. “Estamos avaliando a viabilidade dessa abordagem para futuros projetos de transporte de passageiros”, explicou Ribeiro.

O diretor externo da CCCC, Liu Hui, reforçou o interesse da empresa em acompanhar os leilões e estudos conduzidos pelo governo brasileiro. “Temos atenção especial ao corredor Fico-Fiol e queremos entender melhor os projetos para oferecer soluções técnicas e econômicas adequadas”, declarou.

A expectativa é que a parceria Brasil-China ajude a modernizar e expandir a malha ferroviária nacional, com impactos diretos na redução de custos logísticos e no escoamento de grãos e minérios — setores em que os dois países já mantêm forte relação comercial.

Ao aproximar engenharia chinesa e demandas brasileiras, a cooperação pode não apenas melhorar a infraestrutura nacional, mas também consolidar o papel do Brasil como elo estratégico no comércio global, especialmente em áreas ligadas ao agronegócio e à mineração, que têm na China seu maior mercado consumidor.

O post Brasil e China intensificam diálogo sobre investimentos no setor ferroviário apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

BYD consolida Brasil como eixo estratégico de sua cadeia global verde

Durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, a BYD aproveitou os holofotes da cúpula...

Fundo bilionário Brasil-China mira energia verde e inovação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Export-Import Bank of China (CEXIM) estão estruturando um fundo de investimento bilateral com...

China encerra embargo ao frango brasileiro após caso de gripe aviária

A decisão da China de pôr fim à proibição das importações de frango do Brasil marca a reabertura de um dos mercados mais estratégicos...

China amplia compras de açúcar e consolida Brasil como principal fornecedor

A China intensificou as compras de açúcar no mercado externo em outubro e reforçou o papel do Brasil como principal fornecedor do insumo. Dados...