Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasil e China discutem rota ferroviária interoceânica ligando Pacífico à Bahia

O Brasil está negociando com a China a criação de uma nova rota interoceânica que uniria os oceanos Pacífico e Atlântico, passando pelo território brasileiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em entrevista à revista Carta Capital.

Segundo Tebet, o traçado partiria do porto de Chancay, no Peru — considerado estratégico para o escoamento de produtos da América do Sul —, cruzaria o Acre e poderia atravessar estados como o Tocantins até alcançar o litoral da Bahia, conectando-se ao porto de Ilhéus por meio da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “A ideia é fazer um traçado por baixo, pegando a região do Acre, descendo, podendo passar por Tocantins e chegar até a Bahia”, explicou a ministra.

O projeto, conhecido como Corredor Bioceânico, está em fase de estudos técnicos e, segundo ela, pode levar de cinco a oito anos para entrar em operação. A proposta surge como uma alternativa mais sustentável e eficiente em comparação às rotas rodoviárias e hidroviárias que já estão em desenvolvimento pelos governos do Brasil e do Peru.

Embora a nova ferrovia não inviabilize as rotas atuais, Tebet destaca que o modal ferroviário representa um avanço significativo. “Será algo extraordinário no sentido de desenvolvimento econômico para o interior do Brasil, para as regiões mais pobres. A ferrovia é mais sustentável, mais segura, mais barata”, afirmou.

A ministra deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua próxima visita oficial à China, onde os planos para a futura rota interoceânica devem ganhar novos contornos.

O post Brasil e China discutem rota ferroviária interoceânica ligando Pacífico à Bahia apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Veículos chineses ganham espaço no Brasil em 2025, mas indústria local sente impacto da alta de juros

As importações de veículos de marcas chinesas para o Brasil dispararam em 2025 e vêm redesenhando o mapa do setor automotivo no país. Segundo...

Plataforma chinesa Keeta amplia presença e aposta em investimento bilionário no delivery em São Paulo

A Keeta Foods Delivery, plataforma chinesa de delivery ligada ao grupo Meituan, deu um passo decisivo em sua expansão no Brasil ao iniciar operações...

Brasil e China inauguram centro conjunto para acelerar inovação em energia no Rio de Janeiro

O ecossistema de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo protagonista na cooperação Brasil–China. Foi oficialmente lançado na capital...

China amplia compra de café brasileiro em 2025 e ajuda a compensar perda nos EUA

As exportações de café brasileiro para a China cresceram 30,42% entre janeiro e novembro de 2025, consolidando o país asiático como o décimo maior...