Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

A comunidade chinesa de São Paulo realizará evento para comemorar os 50 anos do estabelecimento das relações Brasil e China

A comunidade chinesa de São Paulo realizará um grande evento para comemorar os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China e o Festival da Imigração Chinesa

A Associação Chinesa do Brasil, a maior associação chinesa em São Paulo, realizará uma festa em grande escala junto com vários entidades da comunidade chinesa em São Paulo no dia 18 de agosto para comemorar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil e Dia da Imigração Chinesa.

A China e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 15 de agosto de 1974. Os dois países estabeleceram uma parceria estratégica em 1993. Em 2012, a relação entre os dois países foi elevada para uma parceria estratégica abrangente. O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento a estabelecer uma parceria estratégica com a China e o primeiro grande país latino-americano a transformar as relações bilaterais em uma parceria estratégica abrangente. A China tem sido o parceiro comercial mais importante do Brasil desde 2009 e uma das principais fontes de investimento estrangeiro do Brasil. O Brasil é também o maior parceiro comercial da China na América Latina.

Em 2017, por iniciativa da vereadora Edir Sales, a Câmara Municipal de São Paulo designou o dia 15 de agosto como o Dia da Imigração Chinesa. O dia 15 de agosto foi escolhido porque no mesmo dia de 1900 houve registro da entrada oficial dos chineses no Brasil.

Em junho de 2018, por proposta do Deputado Federal Fausto Pinato, o Senado brasileiro aprovou a Lei nº13.686/2018, designando o dia 15 de agosto de cada ano como o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil.

Atualmente, existem cerca de 300 mil chineses vivendo no Brasil. Eles fizeram contribuições importantes para o desenvolvimento econômico e cultural do Brasil em comércio e finanças, medicina e saúde, manufatura industrial, produção agrícola, cultura e educação, segurança pública e outras áreas.

A festa em comemoração aos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil e ao Dia da Imigração Chinesa será no dia 18 de agosto de 2024, às 18:00h, no Grande Teatro ANHEMBI, em São Paulo (AV. OLAVOFONTOURA, 1209-PARQUE ANHEMBI- SP, estacionamento: Portão 38). 

As barracas de comida e cultura aquecerão a noite. A partir das 14h, serão 20 barracas de comida no local, oferecendo ao público uma variedade de autêntica comida chinesa. Além disso, existem estandes culturais montados pelo Instituto Confúcio e escolas chinesas para demonstrar a cultura tradicional chinesa, como caligrafia, pintura, artesanato e corte de papel.

A fim de destacar o tema dos 50 anos de amizade Brasil-China, o programa da festa noturna não só teve as características da China e do Brasil, mas também refletiu plenamente a integração cultural dos dois países. Existem tradições chinesas como a dança do dragão, a dança do leão e as artes marciais, além de estilos brasileiros como o samba e a bossa nova. 50 alunos de escolas chinesas cantarão os hinos nacionais da China e do Brasil, os músicos chineses usarão instrumentos tradicionais chineses para interpretar a famosa música brasileira Lambada e cantores brasileiros interpretarão canções brasileiras famosas, como Aquarela do Brasil, em chinês.

O post A comunidade chinesa de São Paulo realizará evento para comemorar os 50 anos do estabelecimento das relações Brasil e China apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

ApexBrasil lança o Programa de Qualificação para Exportação

A ApexBrasil, agência do governo brasileiro para incentivo à exportação, apresentou durante um evento em São Paulo o novo ciclo do programa de qualificação...

São Paulo recebe a 9ª Mostra de Cinema Chinês, celebrando a diversidade cultural e cinematográfica

Na última quinta-feira, 3 de outubro, a cidade de São Paulo foi palco da abertura da 9ª Mostra de Cinema Chinês, um evento que...

China é a principal força motriz da expansão global de energias renováveis

A China é a principal força motriz da expansão global de energias renováveis até 2030 e representa 60% do crescimento desse tipo de geração energética no período. A...

Brasília recebe delegação chinesa de badminton para intercâmbio nos Jogos Universitários

Na manhã de quarta-feira (9), a vice-governadora Celina Leão e demais autoridades receberam a delegação chinesa de badminton no Palácio do Buriti para fortalecer...