Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias

O Brasil está em tratativas com China e Índia para estabelecer novos protocolos de mercado que possibilitem a ampliação do comércio agropecuário. As conversas, que envolvem também outros países parceiros, como Rússia, Irã e Emirados Árabes Unidos, acontecem em Brasília e refletem a tentativa brasileira de se posicionar estrategicamente em meio à guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações são da CNN Brasil.

Os encontros ganham relevância extra por antecederem a próxima cúpula do Brics, marcada para julho. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lidera as articulações e já manteve reuniões bilaterais com representantes de vários governos nas últimas semanas. Segundo ele, o momento representa uma janela de oportunidade.

“Não deixa de estar presente a pauta de ampliação de mercado e superar os desafios do momento tarifário dos Estados Unidos. E estamos tratando isso como oportunidade”, afirmou.

Um dos principais avanços esperados envolve a visita oficial ao Brasil de representantes do GACC, o departamento alfandegário da China responsável por estabelecer regras de importação. A chegada da comitiva chinesa está prevista para a próxima terça-feira (22), e a expectativa é de que sejam fechados novos entendimentos para acelerar processos de liberação de produtos agropecuários brasileiros.

Enquanto o clima entre Pequim e Washington se deteriora, a China intensificou suas compras de soja do Brasil, sinalizando uma possível reconfiguração no comércio global do grão. Somente na última semana, o país asiático adquiriu aproximadamente 2,4 milhões de toneladas da commodity brasileira, que já representa 75% das exportações nacionais de soja. “Está aumentando [a venda] de forma natural”, comentou Fávaro.

A soja, inclusive, é o principal produto agrícola exportado pelos Estados Unidos para a China, o que acende o alerta no setor agroamericano diante da perda de espaço no mercado asiático.

O post Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Brasil Inicia Diálogo com China para Parceria em Semicondutores

O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento de sua indústria de semicondutores, iniciando conversas com a China sobre uma possível parceria para...

Brasil e China Criam Laboratório de Inteligência Artificial para Impulsionar a Agricultura Familiar

O Brasil e a China firmaram recentemente uma parceria estratégica para a criação de um laboratório de inteligência artificial (IA) dedicado à agricultura familiar....

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...