Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasil se torna maior mercado de veículos elétricos e híbridos chineses no mundo

O Brasil se tornou o país que possui mais veículos elétricos e híbridos chineses no mundo, revelou recentemente uma pesquisa pela empresa britânica Rho Motion.

Pelos dados divulgados, em fevereiro, 82% das unidades de veículos dessas categorias vendidas no mercado brasileiro são de marcas chinesas.

Esta cifra surpreendente não somente reflete a alta aceitabilidade dos consumidores brasileiros para os automóveis eletrificados chineses, mas também apresenta a promoção aprofunda de qualidade e aumento de investimentos das montadoras chinesas no mercado local.

Segundo as estatísticas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2024, o Brasil vendeu um total de 125.624 unidades de veículos elétricos e híbridos plug-in. Entre eles, a BYD liderou dramaticamente, com uma participação de mercado de 61,2%, seguida pela GWM e Volvo.

O modelo Dolphin Mini, da BYD, foi o mais popular, vendendo 19.799 unidades no total no ano passado. O hatch compacto é equipado com um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência e 135 nm de torque. O modelo Song, da mesma marca, ficou no segundo lugar, com 15.490 unidades.

Quanto à importação, os automóveis da marca chinesa responderam por mais de 25% do volume de carros importados de 466.505 veículos no Brasil em 2024, contribuindo notavelmente com o desenvolvimento sustentável de carros elétricos e a transformação eletrificada do setor automobilístico do Brasil.

O post Brasil se torna maior mercado de veículos elétricos e híbridos chineses no mundo apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...

Brasil e China ampliam cooperação técnica em defesa comercial e monitoramento de fluxos

O governo brasileiro e autoridades chinesas deram mais um passo para tornar o comércio bilateral mais previsível e transparente. Em recentes reuniões técnicas, os...

China amplia compras de soja do Brasil em 15% e reforça virada no mercado

O comércio de soja entre Brasil e China ganhou tração ao longo de 2025. Sinais de mercado mostram que as compras chinesas do produto...