Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

China apoia presidência brasileira do BRICS, diz porta-voz da chancelaria chinesa

A China apoia a presidência brasileira do BRICS em 2025 e levará adiante, em conjunto com o Brasil, uma maior cooperação do BRICS para obter novos resultados, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira.

O porta-voz Guo Jiakun fez as observações em uma coletiva de imprensa diária quando perguntado se a China e o Brasil começaram a discutir uma resposta conjunta ou no âmbito do BRICS em relação às tarifas adicionais impostas pelos EUA.

“A China sempre acredita que o protecionismo não levará a lugar nenhum e que não há vencedor em uma guerra comercial ou em uma guerra tarifária”, disse Guo, acrescentando que isso é um consenso universal da comunidade internacional.

Os EUA devem estar cientes de que o que a comunidade internacional precisa não é impor tarifas, mas abordar as preocupações uns dos outros por meio de consultas iguais com base no respeito mútuo, observou o porta-voz.

A China continuará a tomar as medidas necessárias para proteger firmemente seus direitos e interesses legítimos, segundo ele.

Quanto às relações China-Brasil, Guo afirmou que como dois grandes países do mundo e membros representativos do Sul Global, a China e o Brasil mantiveram a determinação estratégica e fizeram conjuntamente contribuições positivas para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do mundo em um mundo volátil e turbulento.

Ele ressaltou que a China trabalhará com o Brasil para implementar o consenso alcançado pelos líderes de Estado dos dois países, empenhar-se em obter mais resultados em cooperação sino-brasileira em todas as áreas, praticar o verdadeiro multilateralismo, e defender o papel central da ONU e os direitos e interesses legítimos dos países do Sul Global.

O post China apoia presidência brasileira do BRICS, diz porta-voz da chancelaria chinesa apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Pesquisa da UFAL ganha vitrine na China e amplia cooperação acadêmica

A pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) voltou a ganhar projeção internacional no fim de 2025, com a participação do professor Davi...

Comércio Brasil–China bate recorde e chega a US$ 171 bilhões em 2025

O comércio entre Brasil e China alcançou US$ 171 bilhões em 2025, o maior nível da série histórica iniciada em 1997, conforme relatório divulgado...

Aluno da UFAL leva pesquisa sobre “gacha” a congresso em Hong Kong

Um estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) terá sua primeira participação acadêmica internacional na China após ter um trabalho selecionado para a GachaCon...

Primeiro trem chinês da nova frota do metrô de BH chega ao Brasil

O primeiro trem da nova frota do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fabricado na China, desembarcou no Brasil em 13 de...