O presidente argentino Javier Milei adotou um tom conciliador em relação à China, em uma entrevista à Bloomberg durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Na ocasião, Milei afirmou que o governo teve “reuniões muito positivas” com oficiais da embaixada chinesa e com o presidente Xi Jinping, durante a cúpula do G20 em 2024.
O presidente da Argentina, que anteriormente chamou o governo chinês de “assassino” e declarou que não negociaria com comunistas, enfatizou que o atual objetivo é promover a relação comercial entre o país asiático e o latino-americano.
“Consideramos que temos economias complementares e temos muito a fazer juntos — eles são grandes parceiros comerciais”, disse. “A ideia é aprofundar a relação comercial.”
Questionado sobre a mudança de postura em relação à China, especialmente após as críticas anteriores, Milei respondeu: “Bem, às vezes a gente precisa aprender”.
“Você não aprende todo dia? Bem, se eu não aprender, prejudico os argentinos. Tenho uma pressão extra para aprender rápido”, afirmou.
O post Às vezes também temos que aprender, diz Milei após voltar atrás em críticas contra China apareceu primeiro em Agência Brasil China.