Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Lançamento da Edição em Português de no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, Foi realizado no dia 12 de novembro, no Rio de Janeiro, o lançamento da edição em português do livro “Superar a Pobreza”, acompanhado de um seminário sobre governança entre Brasil e China. Os participantes ressaltaram que a troca de experiências entre os dois países sobre políticas de erradicação da pobreza e governança é essencial para o desenvolvimento de um caminho de modernização adequado a cada realidade nacional, contribuindo assim para o fortalecimento das relações Brasil-China nos próximos “50 Anos de Ouro”.

Durante a cerimônia, autoridades brasileiras e chinesas participaram da inauguração da edição em português da obra “Superar a Pobreza”. Após o lançamento, especialistas e acadêmicos dos dois países discutiram práticas e desafios em governança.

Os organizadores do evento destacaram que o livro, escrito pelo Presidente Xi Jinping, reúne reflexões e propostas sobre erradicação da pobreza, governança local e desenvolvimento reformista. A obra traz consigo conceitos fundamentais da modernização chinesa, com ênfase no princípio de colocar o povo em primeiro lugar, a busca por inovação e reforma, a independência no caminho de desenvolvimento e o compromisso com a cooperação mútua. A expectativa é que o livro possa inspirar novos caminhos de colaboração entre Brasil e China, especialmente em áreas como a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

Osmar Junior, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome do Brasil, comentou que, há mais de 30 anos, o Presidente Xi Jinping ajudou comunidades em regiões pobres da China a encontrarem um caminho de superação da pobreza. Em um contexto global de mudanças e incertezas, ele destacou que “Superar a Pobreza” possui grande valor, compartilhando ideias profundas sobre governança e desenvolvimento social e auxiliando na busca por soluções de desenvolvimento sustentável.

O tradutor da edição em português, Evandro Carvalho, professor da Universidade Fluminense, ressaltou a importância da liderança cultural na campanha de erradicação da pobreza na China. Ele destacou que a sabedoria chinesa, fundamentada na rica herança cultural, é um componente central do pensamento de governança do Presidente Xi.

Enrique Danupria, Superar a Associação de Amizade Brasil-China, observou que a experiência chinesa, apresentada em “Libertar-se da Pobreza”, demonstra que somente com determinação política e prática de políticas eficazes é possível erradicar a pobreza. Segundo ele, a obra não só reflete a trajetória da China na luta contra a pobreza, mas também serve como um chamado à ação global, incentivando esforços mais robustos de combate à pobreza.

A edição em português de “Superar a Pobreza” foi traduzida e publicada em colaboração pela Editora de Línguas Estrangeiras da China, Editora do Povo de Fujian e Editora brasileira Contraponto. O livro já foi publicado anteriormente em inglês, francês, espanhol, mongol, haúça, suaíli, uzbeque e lao.

O evento foi organizado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado, pela Administração de Publicações de Línguas Estrangeiras da China, pelos consulados chineses no Brasil e pelo Instituto Lula. e produzida pela Chinarte Cultura & Comunicação. Cerca de 300 pessoas, representando diversos setores do Brasil e da China, estiveram presentes.

O post Lançamento da Edição em Português de no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Diálogo das Civilizações do BRICS é Realizado com Sucesso no Brasil

Na manhã do dia 27 de junho (horário local), foi realizada com sucesso, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a edição...

Geely aposta no etanol brasileiro e planeja produzir híbridos no Paraná em parceria com a Renault

A montadora chinesa Geely, uma das gigantes do setor automotivo global, acaba de confirmar seu interesse direto na produção de veículos híbridos movidos a...

Trem bilionário e túnel submerso: São Paulo se aproxima da China para acelerar projetos de infraestrutura

O Governo de São Paulo está mergulhado em uma missão estratégica na Ásia. Desde o dia 16 de junho, uma comitiva liderada pelo secretário...

Geely retorna ao Brasil com SUV elétrico e mira liderança ao lado da Renault

A China está intensificando sua presença no setor automotivo brasileiro — e a Geely é o novo (ou melhor, conhecido) nome que volta ao...