Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Com pompas, Dilma recebe das mãos de Xi Jinping a mais alta honraria da China a estrangeiros

A ex-presidente Dilma Rousseff foi agraciada neste domingo (29) com a Medalha da Amizade da China, a mais alta condecoração concedida pelo governo chinês a estrangeiros. A honraria reconhece as contribuições de Dilma para a modernização do país asiático, atualmente a segunda maior economia mundial. 

Desde 2023, Dilma ocupa a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco dos BRICS, que tem sede em Xangai. Desde então, a ex-presidente do Brasil vive na cidade chinesa. 

A Medalha da Amizade foi entregue a Dilma pelo presidente chinês, Xi Jinping, como parte das comemorações do 75º aniversário da fundação da República Popular da China. A cerimônia de condecoração de Dilma foi marcada por pompas e honrarias normalmente designada a chefes de Estado. 

“É uma grande honra e motivo de orgulho receber essa Medalha da Amizade de um país com uma história milenar e que alcançou feitos tão significativos nos dias de hoje”, afirmou Dilma em declaração à agência de notícias estatal Xinhua.

A ex-presidente brasileira destacou ainda o rápido avanço da China em diversas áreas. “É raro vermos na história uma nação que, em 75 anos, conseguiu se transformar na segunda maior economia global, elevar o nível educacional de sua população ao ponto de competir com países desenvolvidos, e liderar em ciência, tecnologia e inovação, especialmente no setor industrial”, acrescentou.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais fontes de investimentos no país. Em contrapartida, o Brasil ocupa o posto de maior parceiro comercial da China na América Latina. Em agosto deste ano, Brasil e China comemoraram meio século de relações diplomáticas, reforçando os laços entre as duas nações.

Dilma sobre Xi Jinping: “Liderança fundamental” 

Através das redes sociais, Dilma Rousseff comentou sobre a condecoração que recebeu do governo chinês e teceu elogios a Xi Jinping, classificando o presidente do país asiático como “um verdadeiro campeão da cooperação internacional”. 

“Reconheço no Presidente Xi Jinping um verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo. Sua liderança tem sido fundamental na promoção da governança global, no enfrentamento dos desafios globais e no estímulo a uma ordem internacional mais justa e equitativa”, escreveu.

O post Com pompas, Dilma recebe das mãos de Xi Jinping a mais alta honraria da China a estrangeiros apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...

Brasil e China ampliam cooperação técnica em defesa comercial e monitoramento de fluxos

O governo brasileiro e autoridades chinesas deram mais um passo para tornar o comércio bilateral mais previsível e transparente. Em recentes reuniões técnicas, os...

China amplia compras de soja do Brasil em 15% e reforça virada no mercado

O comércio de soja entre Brasil e China ganhou tração ao longo de 2025. Sinais de mercado mostram que as compras chinesas do produto...