A quinta maior montadora da China, a Guangzhou Automobile Group (GAC), anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro com um plano ambicioso de investimentos e expansão. A decisão foi oficializada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em maio de 2025, em um encontro com o presidente da GAC Internacional, Wei Haigang.

A empresa confirmou um aporte de R$ 7,35 bilhões (US$ 1,3 bilhão) nos próximos cinco anos para estabelecer no Brasil uma base de produção completa para veículos elétricos, híbridos e híbridos flex. A GAC também abrirá um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Nordeste e terá uma unidade de produção em Goiás.
O Brasil foi escolhido como centro estratégico na América Latina por seu tamanho de mercado e potencial de crescimento. “Nossa missão é contribuir para o fortalecimento da indústria automotiva brasileira, alinhada com a sustentabilidade ambiental, e liderar uma revolução verde no setor automotivo”, destacou Wei Haigang.
Primeiros modelos e lançamento oficial
A primeira remessa de 200 veículos elétricos da GAC desembarcaram no Brasil em janeiro de 2025. Estão previstos os modelos Aion V, GS4, Aion Y, além de outros dois modelos — ES e Hyptec — que serão apresentados oficialmente no lançamento da marca, marcado para 23 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Lula foi convidado para participar do evento.

A GAC também ofereceu disponibilizar uma frota de carros elétricos para atender as autoridades e delegações internacionais na COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará.
Parcerias com universidades e pesquisa nacional
A entrada da montadora foi marcada por um acordo de cooperação técnica com três das principais universidades brasileiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O investimento inicial será de R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento de motores híbridos-flex, sistemas automotivos e tecnologias de baixa emissão de carbono.
Além da pesquisa, as parcerias incluem capacitação, intercâmbio e programas de estágio para estudantes e profissionais brasileiros e chineses. O objetivo central da GAC no Brasil é ajudar a definir os rumos da indústria nacional de veículos verdes e criar uma base tecnológica robusta para veículos produzidos localmente.

A GAC também planeja firmar acordo com o Inmetro para estabelecer normas técnicas e regulamentos para recarga elétrica e outros produtos.
Presença global e visão para o Brasil
Em 2023, a GAC produziu 2,52 milhões de veículos, o equivalente à produção total do Brasil, e obteve receita superior a US$ 80 bilhões. A empresa opera atualmente em 70 países e pretende ampliar a presença na América Latina, onde já atua em 19 mercados.
Na China, a GAC investiu mais de R$ 25 bilhões em seu Centro de P&D em Guangzhou, que é considerado o maior e mais completo instituto de pesquisa automotiva do país. O centro emprega mais de 5.000 especialistas de 39 países e mantém parcerias estratégicas com Toyota, Honda e Huawei.

No Brasil, a GAC quer replicar o modelo de sucesso de colaboração entre indústria e universidade, buscando desenvolver biocombustíveis, combustíveis de baixo carbono, tecnologias de neutralidade de carbono e sistemas de produção sustentáveis. “Nosso compromisso é com a inovação responsável para atender tanto as necessidades do Brasil como do mundo”, disse o CEO da GAC Brasil, Alex Zhou.
O presidente Lula reforçou o entusiasmo com o investimento da GAC, considerando a parceria sino-brasileira como estratégica para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
Números da GAC no mundo e no Brasil
- Investimento global em P&D: R$ 25 bilhões
- Especialistas em P&D: 5.000
- Presença em P&D: 32 países
- Produção de veículos em 2023: 2,52 milhões
- Investimento no Brasil: R$ 7,35 bilhões (R$ 5,8 bilhões inicialmente + novos anúncios)
- Investimento em P&D Brasil: R$ 120 milhões
- Universidades parceiras: UFSC, UFSM, Unicamp
- Modelos para o Brasil: Aion V, GS4, Aion Y, ES, Hyptec
- Lançamento oficial: 23 de maio de 2025, Parque do Anhembi, SP
- Produção nacional a partir de 2025
A chegada da GAC ao Brasil simboliza não só a expansão da indústria automotiva chinesa, mas também uma nova fase de colaboração tecnológica e industrial sino-brasileira, com potencial para geração de empregos qualificados, fortalecimento da inovação e liderança na mobilidade sustentável no Brasil e na América Latina.
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