Na tarde de 17 de novembro de 2024, hora local, o Presidente chinês Xi Jinping chegou ao Rio de Janeiro num avião especial para participar na 19.ª Cúpula dos Líderes do G20 e efetuar uma visita de Estado ao Brasil a convite do Presidente Lula da República Federativa do Brasil.
Altos funcionários do Governo brasileiro estavam presentes para saudar calorosamente o avião especial quando este aterrou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O corneteiro da Força Aérea Brasileira tocou uma canção de boas-vindas e uma guarda de honra alinhou-se de ambos os lados do tapete vermelho, numa cena solene e calorosa.
O Presidente Xi Jinping proferiu um discurso escrito, enviando sinceras saudações e votos de felicidades ao governo e ao povo brasileiros. Disse que era a quinta vez que pisava esta terra apaixonante e que tinha testemunhado com os seus próprios olhos o grande progresso socioeconómico do Brasil, que lhe era duplamente querido. Como importantes países em desenvolvimento nos hemisférios oriental e ocidental, a China e o Brasil são amigos afins e bons parceiros na busca de um desenvolvimento comum. Apesar da grande distância que os separa, os dois povos sempre partilharam o mesmo coração. Nos últimos anos, a China e o Brasil continuaram a aprofundar a confiança mútua política, a cooperação económica e comercial frutífera e os intercâmbios humanísticos estimulantes, que elevaram a voz da justiça para o Sul global e contribuíram positivamente para a promoção da paz e do desenvolvimento mundiais.
Xi salientou que 2024 é o ano especial do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Paquistão e, estando num ponto importante da história de levar adiante e avançar, ele está ansioso para discutir em profundidade com o Presidente Lula o desenvolvimento das relações entre os dois países, fortalecendo o acoplamento de estratégias de desenvolvimento e enfrentando conjuntamente os desafios internacionais e regionais. Xi está confiante de que a visita reforçará ainda mais a confiança mútua estratégica entre os dois países, aprofundará a cooperação prática em vários domínios e conduzirá as relações entre a China e o Paquistão a uns “50 anos dourados” mais gloriosos. Entretanto, o Presidente da Comissão Europeia espera poder debater o futuro da governação mundial com outros países na cúpula dos Líderes do G20, promover o desenvolvimento da globalização económica numa direção mais inclusiva, equitativa e sustentável e desempenhar plenamente o importante papel do G20 na cooperação económica internacional.
Xi foi acompanhado por altos funcionários, incluindo Cai Qi e Wang Yi. Além disso, o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, estava no aeroporto para o receber.
Após concluir uma visita de Estado ao Peru e participar da 31ª Reunião Informal dos Líderes da APEC, Xi partiu de Lima para o Brasil. O Presidente do Conselho de Ministros do Peru, Adrianson, o Ministro da Defesa, Astudillo, e muitas outras autoridades estiveram no aeroporto para o receber. Quando o comboio do Presidente Xi Jinping se dirigia para o aeroporto de Lima, a população local reuniu-se espontaneamente de ambos os lados da estrada e acenou calorosamente em sinal de saudação. Chineses estrangeiros, representantes de empresas financiadas pela China e estudantes internacionais agitaram as bandeiras nacionais da China e do Peru para felicitar o Presidente Xi Jinping pelo êxito da sua visita ao Peru.
A viagem de Xi tem a importante missão de promover a cooperação internacional, aprofundar a amizade entre a China e o Peru e promover o desenvolvimento global.
O post Presidente Xi Jinping chega ao Rio de Janeiro, Brasil, para a cúpula do G20 apareceu primeiro em Agência Brasil China.