Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Milei diz que Argentina poderia deixar Mercosul para firmar acordo de livre comércio com EUA

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que o país poderia deixar o Mercosul caso fosse necessário para firmar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Embora tenha mencionado a possibilidade de deixar o bloco sul-americano, Milei destacou que o ideal seria buscar alternativas que permitam avançar sem romper com o Mercosul.

“Mas há mecanismos que podem ser usados até mesmo dentro do Mercosul, então achamos que isso pode ser feito sem necessariamente ter que sair”, disse.

No passado, o Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, já se opôs a membros que negociavam acordos individuais.

Na entrevista, Milei afirmou que o governo argentino tem “trabalhado muito duro” em um acordo com os EUA, mas preferiu não confirmar se havia discutido um possível acordo com o presidente do país enquanto estava em Washington.

O post Milei diz que Argentina poderia deixar Mercosul para firmar acordo de livre comércio com EUA apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Veículos chineses ganham espaço no Brasil em 2025, mas indústria local sente impacto da alta de juros

As importações de veículos de marcas chinesas para o Brasil dispararam em 2025 e vêm redesenhando o mapa do setor automotivo no país. Segundo...

Plataforma chinesa Keeta amplia presença e aposta em investimento bilionário no delivery em São Paulo

A Keeta Foods Delivery, plataforma chinesa de delivery ligada ao grupo Meituan, deu um passo decisivo em sua expansão no Brasil ao iniciar operações...

Brasil e China inauguram centro conjunto para acelerar inovação em energia no Rio de Janeiro

O ecossistema de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo protagonista na cooperação Brasil–China. Foi oficialmente lançado na capital...

China amplia compra de café brasileiro em 2025 e ajuda a compensar perda nos EUA

As exportações de café brasileiro para a China cresceram 30,42% entre janeiro e novembro de 2025, consolidando o país asiático como o décimo maior...