Lula na China: CBCDE lança revista especial
Lula na China: CBCDE lança revista especial
Único veículo editado em português e mandarim no Brasil, revista Parceria circulará (a partir de 10 de maio) no Brasil e na China (durante visita do presidente Lula)
Em 2003, os EUA permaneceram no topo da lista de maiores compradores do Brasil, mas a disputa pelo segundo lugar foi acirrada. A China, que em 2002 fora a oitava maior compradora do Brasil, ficou mais da metade de 2003 no segundo lugar, à frente da Argentina. Foi somente em dezembro que as compras dos argentinos ultrapassaram – e por pouco – as do gigante asiático. A China, cuja economia em 2003 cresceu portentosos 9,1%, comprou 79,6% a mais do Brasil, ou US$ 4,533 bilhões, nesse ano – só cerca de US$ 30 milhões a menos que a Argentina.
De olho nesse mercado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará em maio uma visita oficial à China. O encontro será histórico, pois os dois países estão em franca aproximação, seja por meio do fluxo comercial – que não pára de crescer -, seja por meio do maior relacionamento nas esferas internacionais, como na ONU e na OMC.
Edição especial
Como as empresas podem participar desse momento histórico? Pensando nisso, a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), que desempenha um ativo papel no estímulo ao intercâmbio comercial, promovendo inúmeros eventos voltados para o incentivo às relações comerciais entre os dois países, programou uma edição especial da revista Parceria Brasil-China.
Único veículo bilíngüe com periodicidade bimestral, com distribuição na China e no Brasil, a revista Parceria-Brasil-China terá uma edição que apresentará o Brasil para os chineses (em mandarim) e a China para o Brasil (em português). A revista deve iniciar sua circulação dia 10 de maio.
Temas
Além de fazer uma apresentação dos dois países, a revista enfocará os seguintes temas: cultura chinesa no Brasil e cultura brasileira na China; o histórico da parceria Brasil-China (principais acordos firmados); as relações exteriores de Brasil e China (política); fluxo atual de negócios (importação/exportação); raios-X dos principais setores (Agrobusiness, Automotivo e Máquinas, Construção Civil, Eletrônicos e Informática, Legislação e Serviços, Mineração e Metalurgia, Papel, Celulose e Embalagem, Petrolífera e Química, Telecom e Têxtil); empresas brasileiras na China e empresas chinesas no Brasil.
Outro destaque da edição especial será a publicação de artigos de autoridades e personalidades empresariais dos dois países. Entre as autoridades brasileiras que já confirmaram o envio de artigos estão os ministros Celso Amorim (MRE), Luiz Furlan (MDIC), Roberto Rodrigues (Agricultura) e Walfrido Mares Guia (Turismo), o deputado João Paulo Cunha (presidente da Câmara dos Deputados) e o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo. Da iniciativa privada do Brasil estão confirmados, entre outros, artigos dos presidentes da CNA e da CNI e das seguintes empresas: Banco Santos, Embraco, Petrobrás, Cargil, Klabin, BM&F;, VCP, Usiminas e Embraer.
Do lado chinês, além de empresas que já têm base no Brasil, como a ZTE, a CBCDE solicitou junto ao Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo – que apóia essa iniciativa – artigos de ministros (com respectivos cargos das autoridades brasileiras) e de grandes empresas.
Distribuição
A edição especial da revista Parceria será distribuída, na China e no Brasil, em eventos a que comparecerá o presidente brasileiro; para jornalistas chineses e brasileiros (que cobrirão a visita e também para os principais editores dos principais veículos nos dois países); para embaixadas, ministérios e órgãos importantes dos dois governos; para as quinhentas maiores empresas e para as mais representativas entidades de fomento comercial dos dois países; para os mais importantes centros universitários; e nas companhias áreas (Air France e South African), entre outros.