Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Inaugurada no Rio de Janeiro filial da COSCO Shipping Lines

A Filial do Rio de Janeiro da COSCO Shipping Lines (Brasil) foi oficialmente inaugurada no dia 28 do março, com o objetivo de transformar o Porto do Rio de Janeiro em um novo eixo estratégico da empresa para um sistema integrado de serviços na costa leste da América do Sul.

A COSCO Shipping destacou que, como um passo crucial para consolidar a sua operação na América Latina, essa iniciativa planeja desenvolver, a partir do Rio do Janeiro, um sistema integrado de “transporte marítimo + portos + logística”, que tem como objetivo otimizar a experiência dos clientes e impulsionar o desenvolvimento econômico e comercial da região. A empresa enfatizou ainda seu compromisso em promover a integração do mercado latino-americano na economia global.

Em seu discurso, Wang Kunhui, presidente da COSCO Shipping (América do Sul), afirmou que o Rio de Janeiro se tornará a escolha ideal para a empresa conectar a América do Sul ao Extremo Oriente e à Europa em termos comerciais e de investimentos. Ele informou ainda que a COSCO vai utilizar tecnologias como big data, blockchain, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) para aprimorar serviços em áreas como inspeção de mercadorias, rastreamento de produtos e digitalização.

As relações sino-brasileiras estão sendo cada vez mais estreitas, com empresas chinesas ampliando cada vez mais investimentos em energia, eletrodomésticos e automóveis no Brasil, observou Jing Yanhui, conselheiro do Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro, acrescentando que o Rio de Janeiro, como um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, oferece um ambiente de negócios em ascensão.

A medida vai impulsionar o desenvolvimento de sinergia entre o Porto do Rio e a COSCO Shipping, indicou Roberto Lopes, CEO do Porto do Rio, que expressou a sua esperança de transformação estrutural do porto no ecossistema sob a fundação da filial.

Ele indicou ainda que essa estratégia pode criar espaços de crescimento para o comércio em toda a América do Sul, devido à integração de recursos da cadeia de suprimentos e serviços mais especializados e localizados da COSCO.

Localizado no centro econômico do sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro conecta estados ricos em recursos, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a outros mercados sul-americanos. Nos últimos anos, a COSCO vem intensificando rotas marítimas para o Porto do Rio e promovendo construção de corredores interiores, incluindo ferrovias, caminhões e armazéns fiscais, que, junto com os portos, facilitam o fluxo comercial entre China e Brasil.

O post Inaugurada no Rio de Janeiro filial da COSCO Shipping Lines apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...

Brasil e China ampliam cooperação técnica em defesa comercial e monitoramento de fluxos

O governo brasileiro e autoridades chinesas deram mais um passo para tornar o comércio bilateral mais previsível e transparente. Em recentes reuniões técnicas, os...

China amplia compras de soja do Brasil em 15% e reforça virada no mercado

O comércio de soja entre Brasil e China ganhou tração ao longo de 2025. Sinais de mercado mostram que as compras chinesas do produto...