Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Em SP, fórum da província chinesa de Shandong amplia “sinergia” com acordos em mineração, agronegócio e tecnologia

A província chinesa de Shandong busca aumentar sua presença no mercado brasileiro em uma ampla gama de setores, da mineração ao agronegócio e às cadeias da indústria tecnológica. Durante um evento em São Paulo nesta segunda-feira (10), autoridades dos dois países destacaram a “sinergia” entre as políticas de desenvolvimento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governos estaduais com a economia chinesa, que vem ganhando cada vez mais força no Brasil.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou a importância da parceria entre os dois países em um momento de grandes tensões geopolíticas, e defendeu o aprofundamento das relações econômicas em setores de alta tecnologia voltados ao agronegócio. 

“Os laços de amizade entre os países tornaram-se complementares, econômicos. O Brasil é Shandong são referências na produção de alimentos. A edição gênica, que vai além dos transgênicos, avança na China, e temos interesse nessas tecnologias para garantir o crescimento sustentável da produção de alimentos. O Brasil não deve comprar e vender apenas alimentos à China. Em momentos como esse, de instabilidade geopolítica, do Brics e do Sul Global, e ainda mais entre Brasil e China, serão formas de estabilidade”, afirmou. 

O vice-governador de Shandong, Song Junji, também destacou o potencial de cooperação entre as economias e citou a sinergia entre as políticas econômicas do governo Lula e Shandong.

“O Brasil é vasto e rico em recursos, com uma cultura muito admirada. Shandong é repleta de oportunidades e uma das províncias costeiras mais importantes da China. Seremos pioneiros no desenvolvimento. Foi lá que Confúcio nasceu, e preserva seu legado e espírito. Lideramos o agronegócio nacional, sendo a maior exportadora da China, e sua indústria manufatureira e de alta tecnologia são bastante conhecidas. A nova política do Brasil e o Novo PAC tem grande complementaridade com Shandong”, afirmou. 

Felicio Ramuth, vice-governador de SP, reforçou a importância dos acordos firmados durante o evento, citando parcerias frutíferas na área de infraestrutura. “A China tem sido um grande parceiro no programa de desestatização. A CRRC venceu o trem São Paulo-Campinas, contando com uma parceria também do BNDES. A Linha 17 também terá como parceiro a BYD. O túnel imerso Santos-Guarujá é também uma oportunidade”. 

O evento marcou a formalização de uma série de acordos bilaterais, com destaque para a cooperação em mineração, onde o Shandolg Gold Group e o Grupo Ouro do Brasil firmaram uma parceria. No setor tecnológico, as empresas Multilaser e Hisense anunciaram uma colaboração para ampliar a produção e a distribuição de produtos eletrônicos.

A ampliação da presença de Shandong no Brasil reflete o fortalecimento das relações bilaterais e a confiança no potencial de crescimento da economia brasileira. Com acordos que abrangem setores chave, a parceria entre os dois países promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico em ambos os lados, disseram participantes do evento. 

O post Em SP, fórum da província chinesa de Shandong amplia “sinergia” com acordos em mineração, agronegócio e tecnologia apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Brasil Inicia Diálogo com China para Parceria em Semicondutores

O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento de sua indústria de semicondutores, iniciando conversas com a China sobre uma possível parceria para...

Brasil e China Criam Laboratório de Inteligência Artificial para Impulsionar a Agricultura Familiar

O Brasil e a China firmaram recentemente uma parceria estratégica para a criação de um laboratório de inteligência artificial (IA) dedicado à agricultura familiar....

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...