Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

China e Brasil promoverão ainda mais sinergia de estratégias de desenvolvimento

O chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China, Zheng Shanjie, reuniu-se neste domingo com Rui Costa, ministro da Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil, em Beijing.

Os dois lados realizaram intercâmbios aprofundados sobre a implementação do consenso alcançado entre os dois chefes de Estado e a promoção de sinergia entre as estratégias de desenvolvimento da China e do Brasil.

A China atribui grande importância à sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e a Nova Indústria Brasil (NIB), bem como outras estratégias de desenvolvimento de ambos os lados, disse Zheng, acrescentando que os dois países têm fortes complementaridades econômicas, amplas perspectivas e uma boa base de cooperação.

Ressaltando os progressos positivos na cooperação bilateral, Zheng observou que a CNDR está disposta a continuar a aprofundar a cooperação bilateral em áreas relevantes, explorar o potencial da cooperação e reforçar a cooperação mutuamente benéfica para os dois países e povos.

O país teve a capacidade e a confiança para atingir as metas de desenvolvimento econômico de 2025, impulsionar solidamente o desenvolvimento de alta qualidade e promover a modernização chinesa para um novo patamar, disse Zheng, afirmando que a China dá as boas-vindas ao Brasil para fortalecer a cooperação e compartilhar as oportunidades de desenvolvimento.

No âmbito da complexa situação internacional e em consideração dos interesses comuns bilaterais e internacionais, a China e o Brasil, como dois grandes países em desenvolvimento, importantes economias emergentes e membros do Sul Global, devem continuar a intensificar a comunicação e a coordenação, opondo-se resolutamente ao unilateralismo e ao protecionismo, salvaguardando firmemente o sistema de comércio multilateral e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais, protegendo o ambiente de abertura e cooperação internacional, e promovendo a globalização econômica na direção certa de desenvolvimento inclusivo, enfatizou Zheng.

Costa disse que o Brasil está disposto a fortalecer a sinergia de estratégias de desenvolvimento com o lado chinês, de modo a conquistar mais resultados, responder às expectativas dos dois povos e estabelecer um exemplo para a cooperação mundial. 

O post China e Brasil promoverão ainda mais sinergia de estratégias de desenvolvimento apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Brasil Inicia Diálogo com China para Parceria em Semicondutores

O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento de sua indústria de semicondutores, iniciando conversas com a China sobre uma possível parceria para...

Brasil e China Criam Laboratório de Inteligência Artificial para Impulsionar a Agricultura Familiar

O Brasil e a China firmaram recentemente uma parceria estratégica para a criação de um laboratório de inteligência artificial (IA) dedicado à agricultura familiar....

China sinaliza compras nos EUA, e Brasil mantém vantagem no mercado de soja

O anúncio de um entendimento para novas compras chinesas de soja nos Estados Unidos acendeu o alerta no agronegócio, mas a avaliação dominante no...

CUT e federação sindical chinesa aproximam agendas sobre trabalho digital

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) receberam, em São Paulo, uma delegação da federação sindical chinesa para uma rodada de diálogo dedicada aos...