Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

China e Brasil debatem levar relações bilaterais a novo patamar

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, teve uma reunião com o assesor para assuntos internacionais da presidência brasileira Celso Amorim. A informação foi divulgada pela mídia CGTN, parceira da rede TV BRICS.

O encontro foi realizado em São Petersburgo à margem da reunião de altos representantes dos países do BRICS e BRICS+, responsáveis por questões de segurança.

Os líderes discutiram, entre outros assuntos, o desenvolvimento das relações entre Brasília e Pequim, especialmente no formato de parceria estratégica.

O chanceler chinês lembrou que a China e o Brasil, como países líderes em desenvolvimento, desempenham um papel extremamente importante na manutenção da estabilidade e do desenvolvimento global.

“A China está disposta a desenvolver ainda mais a parceria estratégica com o Brasil, fortalecer a confiança mútua e expandir a cooperação mutuamente benéfica” – Disse Wang Yi.

Por sua vez, Amorim reafirmou o compromisso do Brasil em desenvolver laços estreitos e uma cooperação efetiva com a China.

“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a China para desenvolver ainda mais as relações bilaterais e levá-las a um novo e mais avançado nível” – declarou Celso Amorim.

A reunião de altos representantes dos Estados do BRICS e do BRICS+ responsáveis por questões de segurança está ocorrendo no âmbito da presidência da Rússia na associação. Delegações de cerca de 20 países estão participando do evento.

O post China e Brasil debatem levar relações bilaterais a novo patamar apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Boom do consumo no feriado do Dia do Trabalhador destaca resiliência e abertura da economia chinesa

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, a China foi descrita pela imprensa internacional com uma palavra em comum: “boom”. Em diversas cidades do...

Suzano aposta no mercado chinês e reforça aliança estratégica com a China rumo a uma economia verde

A gigante brasileira Suzano, maior produtora global de celulose, reafirmou sua confiança no mercado chinês e na parceria estratégica entre Brasil e China. Em...

Brasil exporta mais de US$ 20 bilhões para China e Rússia no 1º trimestre e fortalece presença no mercado eurasiático

As exportações brasileiras para a China e a Rússia ultrapassaram a marca de US$ 20 bilhões nos primeiros três meses de 2025, de acordo...

China lidera compras de minério do Brasil no 1º trimestre de 2025

A China segue como destino dominante das exportações brasileiras de minério, consolidando sua posição estratégica no comércio bilateral. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (6)...