Sputnik – A China apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra tarifas adicionais impostas pela União Europeia (UE) aos veículos eléctricos chineses, anunciou o Ministério do Comércio nesta quarta-feira (30).
“A China não concorda e não aceita esta decisão, apresentou uma queixa ao abrigo do mecanismo de resolução de litígios da OMC”, afirmou a entidade em comunicado.
Da mesma forma, o ministério acusou o bloco europeu de concorrência desleal e indicou que Pequim sempre defendeu a resolução dos conflitos comerciais através do diálogo.
“A China continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger firmemente os direitos e interesses legais das empresas chinesas”, afirmou a agência, acrescentando que grupos especiais de ambos os lados estão a realizar uma nova ronda de consultas.
Pequim, continuou, espera que a UE siga os princípios do “pragmatismo e equilíbrio” e que as partes cheguem a uma solução aceitável o mais rapidamente possível, evitando a escalada das tensões comerciais.
Na terça-feira (29), a UE oficializou a sua decisão de impor tarifas adicionais de até 35,3% aos veículos chineses. Ao mesmo tempo, o imposto sobre automóveis da empresa americana Tesla será de 7,8%. O novo regulamento entra em vigor nesta quarta-feira (30).
O post China denuncia na OMC tarifas adicionais da União Europeia sobre seus carros elétricos apareceu primeiro em Agência Brasil China.