Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

China apresenta queixa contra Turquia na Organização Mundial do Comércio

A China deu o primeiro passo para iniciar uma disputa comercial com a Turquia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas sobre importações de veículos elétricos.

A missão diplomática chinesa na OMC disse em um comunicado nesta terça-feira (8) que Pequim está enfrentando crescentes pressões comerciais em todo o mundo devido às suas progressivas exportações de veículos elétricos.

“A medida discriminatória tomada pela Turquia é contra as regras da OMC e é protecionista por natureza. Instamos a Turquia a seguir as regras da OMC e corrigir imediatamente suas medidas”, disse a declaração. O governo turco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em junho, Ancara anunciou que estava impondo uma tarifa adicional de 40% sobre as importações de veículos chineses e, no mês passado, estabeleceu condições rigorosas para a importação de veículos híbridos plug-in, inclusive da China.

Apesar disso, nos últimos meses, empresas vêm trabalhando para aprofundar os laços com as montadoras chinesas, assinando acordos com a BYD no início deste ano e, na semana passada, articulando negociações de investimentos com a Chery.

O “pedido de consultas” protocolado pelo governo chinês na OMC é o primeiro passo formal em uma disputa comercial, e, às vezes, as disputas são resolvidas nesse estágio. A China também abriu uma disputa na OMC, em março, contra subsídios dos EUA para proteger sua indústria de veículos elétricos.

O post China apresenta queixa contra Turquia na Organização Mundial do Comércio apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Governo baiano e China chegam a um acordo para a construção da ponte que ligará Salvador a Itaparica

Um dos projetos integrantes da pauta de reuniões entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do líder chinês Xi Jinping durante o...

Unicamp e universidade chinesa assinam acordo de cooperação

Os reitores Antonio José de Almeida Meirelles, da Unicamp, e Mao Junfa, da Universidade de Shenzhen (SZU), da China, assinaram um memorando de entendimento...

São João Alimentos recebe delegação chinesa para conhecer a qualidade do arroz brasileiro

A São João Alimentos, que abastece o mercado nacional com as marcas Empório São João, Pateko, Riviera, Taiyô-Mai e Famil, recebeu uma delegação chinesa...

2024 “Contemplando a China – Semana de Mídia de Hubei na América do Sul” é lançada em São Paulo

Por Agência Brasil-China, São Paulo – No dia 11 de dezembro, a “Contemplando a China – Semana de Mídia de Hubei na América do...