Campinas e Dongguan estreitam laços de amizade e cooperação
Campinas e Dongguan estreitam laços de amizade e cooperação
Relações comerciais, culturais, científicas e acadêmicas entre Campinas e a cidade de Dongguan, China, ficam mais fortalecidas a partir de hoje. Em cerimônia formal no Salão Vermelho, o prefeito Jonas Donizette e o vice-prefeito do município chinês, He Yu e Wu Shiwen, secretário-geral do governo popular de Dongguan, assinaram o memorando de entendimento para laços de amizade e cooperação entre as cidades brasileira e chinesa.
“Estamos na fase do noivado, mas o casamento está próximo”, disse o secretário Wu Shiwen, comparando o relacionamento de Campinas e da cidade chinesa com o encontro entre duas pessoas. O prefeito Jonas Donizette disse que é uma aliança estratégica para investimentos comerciais que vai além de Campinas e Dongguan, beneficiando também o Brasil e a China como um todo.
“Espero que seja uma relação duradoura e que daqui a algumas décadas autoridades e empresários possam colher os frutos desta parceria que estamos firmando hoje”, prevê o prefeito de Campinas.
O acordo de cooperação assinado hoje vai facilitar as relações comerciais e científicas, permitindo exportação e importação entre as cidades, além de intercâmbio de investidores. As características econômicas, sociais e tecnológicas entre Campinas e Dongguan também são semelhantes. Os dois municípios exercem um importante papel na região em que se localizam, são produtores de inovação tecnológica e com economia forte e dotados de indústrias.
Sobre a parceria, o prefeito enfatizou que a relação comercial tem que ser uma “via de mão dupla”, equilibrando exportação e importação para que os dois países fiquem satisfeitos. “O bom negócio é aquele que contempla quem compra e quem vende”, disse Jonas Donizette.
A cerimônia contou com a participação de autoridades chinesas e campineiras. As duas cidades envolvidas na parceria apresentaram as vantagens de cada uma, destacando a infra-estrutura oferecida para moradores e investidores.
Evento
A recepção aos chineses iniciou no jardim do Paço Municipal. A comitiva de autoridades e empresários chinesa foi recebida pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira e pela diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Beatriz Gusmão. Em seguida, o grupo seguiu para o Salão Azul, no Gabinete do Prefeito, para um reunião de apresentação com Jonas Donizette.
O prefeito de Campinas presenteou a comitiva com uma obra da artista plástica campineira Estela Nani. A peça alia arte e inovação tecnológica num novo conceito de produtos artísticos sustentáveis.
Em seguida, novamente no jardim do Paço Municipal, autoridades campineiras e a comitiva chinesa plantaram uma árvore e inauguraram uma placa, escrita em Português e Chinês, alusiva aos laços de irmandade e que servirá também para simbolizar o início do intercâmbio de cooperação. Finalmente, todo o grupo se reuniu no Salão Vermelho para a assinatura oficial do acordo.
Histórico
O relacionamento de Campinas e Dongguan teve início em abril deste ano, quando a diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo da Prefeitura, Beatriz Gusmão, visitou Dongguan. A partir daí, as conversas se estreitaram – principalmente na área comercial – e culminou na assinatura do acordo de hoje.
