Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasília recebe delegação chinesa de badminton para intercâmbio nos Jogos Universitários

Na manhã de quarta-feira (9), a vice-governadora Celina Leão e demais autoridades receberam a delegação chinesa de badminton no Palácio do Buriti para fortalecer os laços entre o Brasil e a China no âmbito do esporte universitário, por meio de um intercâmbio com os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

“O nosso governo se sente muito honrado com essa oportunidade de trocar experiências”, declarou Celina Leão. “Para nós, a política pública do esporte é uma política de primeiro escalão. Investimos em toda a área, desde infraestrutura até bolsas e passagens. A gente entende que a China também tem essa sintonia de ter essa prioridade no esporte.”

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, ressaltou: “É importante nós mostrarmos ao governo chinês o quanto o nosso governo aprecia o esporte. O DF é uma unidade do Brasil onde o esporte tem muito valor. Não teria lugar melhor para iniciarmos nossa troca de experiência e termos uma cooperação de êxito”.

Capital esportiva
Presente à visita, o deputado federal Júlio Cesar também lembrou a importância da capital no cenário esportivo do país: “Pelo terceiro ano nós estamos realizando o JUBs aqui em Brasília. Hoje a nossa capital também é a capital do esporte, e esperamos realizar grandes parcerias entre Brasil e China. Temos muito o que aprender.”

Referência mundial na modalidade, o grupo de atletas chineses reflete o comprometimento em promover a integração e o aprendizado entre diferentes culturas, elevando o nível da competição e ampliando as perspectivas de crescimento esportivo para ambos os países.

“Estamos realizando o maior JUBs da história da CBDU”, valorizou o secretário de Esportes e Lazer, Renato Junqueira. “Fico honrado por Brasília ter sido escolhida para esse evento. O JUBs nos trouxe muita alegria. O nosso objetivo é que o DF seja lembrado não só pela capital da política, mas também pela capital do esporte e de eventos nacionais e internacionais.”

Ex-secretária de Esporte e Lazer e atual titular da Secretaria da Mulher (SMDF), Giselle Ferreira relembrou, junto à delegação chinesa, os grandes feitos por mulheres nas Olimpíadas deste ano: “Nas últimas olimpíadas tivemos três ouros importantes que foram conquistados por mulheres. Hoje nós temos uma secretaria específica para mulheres porque ainda vivemos em um mundo que mata muitas mulheres pela violência. Nossa principal pauta é proteger as mulheres, e a China pode nos ajudar, já que o país é um exemplo quando se fala de empreendedorismo e economia”.

Durante o encontro, a delegação chinesa foi presenteada com bonecas de pano e sacolas ecobags confeccionadas por mulheres do Sol Nascente vítimas de violência e vulnerabilidade social.

Fonte: Agência Brasília.

O post Brasília recebe delegação chinesa de badminton para intercâmbio nos Jogos Universitários apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

China amplia compras de soja do Brasil em 15% e reforça virada no mercado

O comércio de soja entre Brasil e China ganhou tração ao longo de 2025. Sinais de mercado mostram que as compras chinesas do produto...

Brasil e China ampliam cooperação em saúde com foco em hospitais inteligentes

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encerrou uma agenda de quatro dias na China com uma mensagem direta: a cooperação Brasil–China na saúde pode...

Tecnologia chinesa acelera modernização da Itaipu e reforça a rede

A Usina de Itaipu entrou em uma fase decisiva de modernização do seu sistema de transmissão em corrente contínua (CC) que conecta a energia...

Brasil–China: parceria agrícola cresce com tecnologia e novos mercados

A relação agrícola entre Brasil e China está mudando de escala e de perfil. Se antes o foco era quase exclusivo na soja, agora...