Rua Estados Unidos, 367

contato@cbcde.org.br

Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias

O Brasil está em tratativas com China e Índia para estabelecer novos protocolos de mercado que possibilitem a ampliação do comércio agropecuário. As conversas, que envolvem também outros países parceiros, como Rússia, Irã e Emirados Árabes Unidos, acontecem em Brasília e refletem a tentativa brasileira de se posicionar estrategicamente em meio à guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações são da CNN Brasil.

Os encontros ganham relevância extra por antecederem a próxima cúpula do Brics, marcada para julho. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lidera as articulações e já manteve reuniões bilaterais com representantes de vários governos nas últimas semanas. Segundo ele, o momento representa uma janela de oportunidade.

“Não deixa de estar presente a pauta de ampliação de mercado e superar os desafios do momento tarifário dos Estados Unidos. E estamos tratando isso como oportunidade”, afirmou.

Um dos principais avanços esperados envolve a visita oficial ao Brasil de representantes do GACC, o departamento alfandegário da China responsável por estabelecer regras de importação. A chegada da comitiva chinesa está prevista para a próxima terça-feira (22), e a expectativa é de que sejam fechados novos entendimentos para acelerar processos de liberação de produtos agropecuários brasileiros.

Enquanto o clima entre Pequim e Washington se deteriora, a China intensificou suas compras de soja do Brasil, sinalizando uma possível reconfiguração no comércio global do grão. Somente na última semana, o país asiático adquiriu aproximadamente 2,4 milhões de toneladas da commodity brasileira, que já representa 75% das exportações nacionais de soja. “Está aumentando [a venda] de forma natural”, comentou Fávaro.

A soja, inclusive, é o principal produto agrícola exportado pelos Estados Unidos para a China, o que acende o alerta no setor agroamericano diante da perda de espaço no mercado asiático.

O post Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Boom do consumo no feriado do Dia do Trabalhador destaca resiliência e abertura da economia chinesa

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, a China foi descrita pela imprensa internacional com uma palavra em comum: “boom”. Em diversas cidades do...

Suzano aposta no mercado chinês e reforça aliança estratégica com a China rumo a uma economia verde

A gigante brasileira Suzano, maior produtora global de celulose, reafirmou sua confiança no mercado chinês e na parceria estratégica entre Brasil e China. Em...

Brasil exporta mais de US$ 20 bilhões para China e Rússia no 1º trimestre e fortalece presença no mercado eurasiático

As exportações brasileiras para a China e a Rússia ultrapassaram a marca de US$ 20 bilhões nos primeiros três meses de 2025, de acordo...

China lidera compras de minério do Brasil no 1º trimestre de 2025

A China segue como destino dominante das exportações brasileiras de minério, consolidando sua posição estratégica no comércio bilateral. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (6)...