Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias

O Brasil está em tratativas com China e Índia para estabelecer novos protocolos de mercado que possibilitem a ampliação do comércio agropecuário. As conversas, que envolvem também outros países parceiros, como Rússia, Irã e Emirados Árabes Unidos, acontecem em Brasília e refletem a tentativa brasileira de se posicionar estrategicamente em meio à guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As informações são da CNN Brasil.

Os encontros ganham relevância extra por antecederem a próxima cúpula do Brics, marcada para julho. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lidera as articulações e já manteve reuniões bilaterais com representantes de vários governos nas últimas semanas. Segundo ele, o momento representa uma janela de oportunidade.

“Não deixa de estar presente a pauta de ampliação de mercado e superar os desafios do momento tarifário dos Estados Unidos. E estamos tratando isso como oportunidade”, afirmou.

Um dos principais avanços esperados envolve a visita oficial ao Brasil de representantes do GACC, o departamento alfandegário da China responsável por estabelecer regras de importação. A chegada da comitiva chinesa está prevista para a próxima terça-feira (22), e a expectativa é de que sejam fechados novos entendimentos para acelerar processos de liberação de produtos agropecuários brasileiros.

Enquanto o clima entre Pequim e Washington se deteriora, a China intensificou suas compras de soja do Brasil, sinalizando uma possível reconfiguração no comércio global do grão. Somente na última semana, o país asiático adquiriu aproximadamente 2,4 milhões de toneladas da commodity brasileira, que já representa 75% das exportações nacionais de soja. “Está aumentando [a venda] de forma natural”, comentou Fávaro.

A soja, inclusive, é o principal produto agrícola exportado pelos Estados Unidos para a China, o que acende o alerta no setor agroamericano diante da perda de espaço no mercado asiático.

O post Brasil negocia com China e Índia para ampliar exportações agropecuárias apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Pesquisa da UFAL ganha vitrine na China e amplia cooperação acadêmica

A pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) voltou a ganhar projeção internacional no fim de 2025, com a participação do professor Davi...

Comércio Brasil–China bate recorde e chega a US$ 171 bilhões em 2025

O comércio entre Brasil e China alcançou US$ 171 bilhões em 2025, o maior nível da série histórica iniciada em 1997, conforme relatório divulgado...

Aluno da UFAL leva pesquisa sobre “gacha” a congresso em Hong Kong

Um estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) terá sua primeira participação acadêmica internacional na China após ter um trabalho selecionado para a GachaCon...

Primeiro trem chinês da nova frota do metrô de BH chega ao Brasil

O primeiro trem da nova frota do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fabricado na China, desembarcou no Brasil em 13 de...