Av. Paulista, 1337

contato@cbcde.org.br

China destaca importância histórica da visita de Lula e reforça parceria estratégica com o Brasil

A visita oficial do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à China, realizada entre os dias 10 e 14 de maio a convite do presidente Xi Jinping, ocorre em um momento considerado de grande relevância internacional, em meio a um cenário global de mudanças e incertezas. A avaliação foi feita nesta segunda-feira pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian.

Lin destacou que China e Brasil são duas grandes nações em desenvolvimento, importantes mercados emergentes e membros de peso tanto do BRICS quanto do Sul Global. “As relações China-Brasil sempre estiveram na vanguarda das relações da China com países em desenvolvimento”, afirmou.

No ano passado, os dois países comemoraram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. Durante a visita de Estado do presidente Xi ao Brasil, em 2024, foi anunciado o fortalecimento da relação bilateral com a criação da comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado, voltada para um mundo mais justo e um planeta mais sustentável. Também foi estabelecida a integração entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, levando os laços bilaterais a um novo patamar histórico.

Lin lembrou que esta é a sexta visita de Lula à China e a segunda desde 2023. “O presidente Lula é um líder de um grande país latino-americano e um estadista internacional com influência significativa”, destacou. Segundo ele, a visita reforçará a dimensão estratégica da comunidade China-Brasil com futuro compartilhado e demonstrará o compromisso e responsabilidade de ambos os países em liderar o fortalecimento da solidariedade e da cooperação entre as nações do Sul Global, além de contribuir para a estabilidade e prosperidade regionais e globais.

Durante sua estadia, Lula também participará da cerimônia de abertura da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A China reconhece o papel de liderança do Brasil na América Latina e no Caribe e manifestou disposição em trabalhar em conjunto para promover avanços na construção de uma comunidade China-ALC com um futuro compartilhado.

A visita reafirma a aliança estratégica e projeta novas possibilidades de cooperação nas áreas de comércio, energia, meio ambiente e integração multilateral entre as duas maiores economias do hemisfério Sul.

O post China destaca importância histórica da visita de Lula e reforça parceria estratégica com o Brasil apareceu primeiro em Agência Brasil China.

Leia mais:

Pesquisa da UFAL ganha vitrine na China e amplia cooperação acadêmica

A pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) voltou a ganhar projeção internacional no fim de 2025, com a participação do professor Davi...

Comércio Brasil–China bate recorde e chega a US$ 171 bilhões em 2025

O comércio entre Brasil e China alcançou US$ 171 bilhões em 2025, o maior nível da série histórica iniciada em 1997, conforme relatório divulgado...

Aluno da UFAL leva pesquisa sobre “gacha” a congresso em Hong Kong

Um estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) terá sua primeira participação acadêmica internacional na China após ter um trabalho selecionado para a GachaCon...

Primeiro trem chinês da nova frota do metrô de BH chega ao Brasil

O primeiro trem da nova frota do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), fabricado na China, desembarcou no Brasil em 13 de...